Translate

domingo, 3 de novembro de 2013

Nós e as cores

OS CAES ENXERGAM AS CORES OU VÊ TUDO EM BRANCO E PRETO?

Segundo estudos, os cães possuem uma visão bicromática, diferentemente dos humanos que podem compreender a variação de tons presente na cartela de cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Para efeito de comparação, um cão provavelmente enxerga em tons de azul escuro, azul claro, cinza, amarelo claro, amarelo mais escuro (provavelmente semelhante ao que percebemos como marrom) e cinza muito escuro. O que nós humanos vemos como verde, amarelo e laranja, pode ser compreendido como tons amarelados para os pets. Violeta para nós é semelhante ao azul para eles. O vermelho pode ser visto como um tom de cinza escuro ou até mesmo preto para os cachorros.

Desta forma, a variação de tons é basicamente reduzida a uma cartela de cores entre amarelo, cinza e azul. Portanto, brinquedos em tons de branco, azul e, principalmente, amarelo são mais facilmente perceptíveis pelos cães durante a diversão e os mais recomendados também. Já uma bolinha verde, em vários casos, será difícil para um cão enxergar na grama.

Como a visão do cachorro se diferencia da visão dos humanos
Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, os cachorros não enxergam apenas tons de preto, branco e cinza. Assim como na visão humana, os animais possuem células especiais que captam luz, os cones, que são responsáveis pela diferenciação das cores.

A principal razão para esta variação entre a visão dos humanos e dos cachorros está na quantidade de tipos de células cones presentes na visão. Ou seja, a visão dos homens possui uma maior variedade e combinações de células de captação de cores do que a dos cães – que possui apenas dois tipos de cones.

Porém, diferentemente de seus donos, os cães conseguem diferenciar tons de cinza. Tal característica está intimamente ligada a capacidade destes animais de enxergar em ambientes com pouca luz ou mesmo as suas habilidades visuais noturnas. Que são muito mais aguçadas do que as nossas.

Fonte:LinkAnimal


Nenhum comentário: